Sobre o Projeto

Este espaço criativo existe há mais de 10 anos. Nasceu com um grupo de teatro amador e, ao longo do tempo, foi-se expandindo de forma orgânica, dando origem a diferentes grupos com estilos próprios — moldados pela identidade de cada elenco e pela visão de cada encenador.

Desde o início, trabalhamos com criadores e encenadores profissionais, mantendo sempre um forte compromisso com a qualidade artística e humana do nosso trabalho.

Aqui, o teatro, a música, o movimento e o canto são ferramentas para despertar a criatividade, a imaginação, a escuta e a capacidade de nos relacionarmos — connosco mesmos, com os outros e com o mundo.

Este é um espaço de desafio pessoal, transformação e auto-conhecimento.

“Conhece-te a ti mesmo” fazemos esse caminho através das artes performativas.

Valorizamos o movimento, a liberdade criativa e o poder expressivo da autenticidade.

Acreditamos na arte como força transformadora. Acreditamos que é possível criar um mundo mais atento, e empático.

Palavras-chave que nos guiam

Criatividade, Compromisso, Colaboração, Autenticidade, Alegria, Liberdade, o Direito ao Erro, Conexão e Amizade

Testemunhos

Nunca pensei um dia vir a fazer teatro amador e foi das melhores coisas que fiz até hoje. 
Para uma pessoa super tímida como eu foi uma ajuda extraordinária e até descobri que tinha um certo jeito para representar. Aconselho vivamente a toda gente e desde cedo, principalmente crianças e adolescentes que os prepara para a vida profissional, saber encarar uma plateia, falar em público, etc
Obrigada Mariana por esta oportunidade que modificou a minha vida

Madalena Branco

 

Na Companhia da Chaminé encontrei a expressão mais completa, depois de ter experimentado várias modalidades; desportos, dança... Ali encontrei a expressão mais completa entre mente, espírito, emoções, sobretudo a liberdade. É um espaço onde as pessoas podem ser elas mesmas onde não há preconceito, julgamento, um sítio para estar exatamente como nós somos mas também ao mesmo tempo treinando a cabeça, treinando o físico, dando espaço aos outros, deixando os outros entrar no nosso espaço. Sobretudo na Companhia da Chaminé pelo menos no meu caso foi um lugar também para construir amizades.

Joana Gaivão (Diretora comunicação sociedade advogados)

 

Passei tempos muito divertido na Companhia da Chaminé. Aprendi muito com a fabulosa Mariana e descobri partes de mim que desconhecia. Num momento muito difícil da minha vida, a Companhia e o grupo em que me encontrava foram peças essenciais no meu caminho. Obrigada Mariana

Mónica Contreras (Jornalista)

 

Entrei com uma ideia e saí com outra. Dia de ensaio, entravamos todos noutro “espaço”, sob a batuta calma e atenta da Mariana, ninguém pensava em mais nada para além de estarmos ali, a construir uma peça, a sermos criativos, superando medos, receios e inseguranças (ou excessos de segurança)no palco. Com riso, muito riso pelo meio. Foi especial.

Filipe Alfaiate

 

Ter estado na Companhia da Chaminé foi um grande desafio que me deu grandes ferramentas para a minha vida profissional, para apresentações de trabalhos. Além disso fiz grandes amigos com que fiquei com uma cumplicidade brutal que são amigos até hoje. Foram exercícios de muita diversão, muitas vezes difíceis e até emotivos mas sempre em construtivos para a nossa pessoa para o nosso lado mais íntimo. Só tenho a agradecer esses tempos que no meu caso apanhou o covid e aqueles ensaios mesmo quando online, eram uma grande bola de oxigénio, ânimo e motivação.

Mada Cassiano Neves (ilustradora)

 

Integrar a Companhia da Chaminé há 15 anos representou uma mudança marcante na minha vida, ao concretizar um antigo e profundo desejo pessoal. Tive o privilégio de subir ao palco com textos de Miguel Falabella, Agatha Christie, Shakespeare, Georges Feydeau e tantos outros. Uma viagem mágica, repleta de experiências inesquecíveis e profundamente gratificantes. A vida tornou-se ainda mais alegre. Venham mais!

Ana Azul ( Médica Dentista)

 

×