Quem Somos
Alice Medeiros
Nasci e cresci em Lisboa, com um pé no Algarve. Sou atriz e trabalho, regularmente, na área da Educação e do desenvolvimento de projetos artístico-sociais.
Integrei os elencos de diversos espetáculos de teatro, tais como, “O Fantasma da Ópera” (Culturgest), “O Cerejal” (Teatro S. Luiz), “Subitamente no Verão Passado” e “A Cacatua Verde” (Teatro Nacional D. Maria II), “Hamlet”, “Muito Barulho por Nada”, “Sonho de um Noite de Verão” e “Noite de Reis” (Teatro do Bairro), “Um Forte Cheiro a Maçã” (Teatro Amélia Rey Colaço), “A Farsa de Inês Pereira” (Teatro Eunice Munoz), “Ró-Ró, Passadas e Eu não”, (Teatro dos Primeiros Sintomas), Santa Joana dos Matadouros” (Teatro Municipal de Almada), “Felizmente há Luar!”, “Os Maias” e “Piscina sem água” (Teatro da Malaposta), entre outros.
Atualmente, coordeno o projeto “Laboratório de Teatro”, do Centro de Inovação da Mouraria, da Câmara Municipal de Lisboa e sou professora de Expressões Artísticas da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Desde 2017, faço parte da equipa artística de um projeto continuado, desenvolvido com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Sou formada pela ACT – Escola de Atores (2007 – 2020) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, no Mestrado de Educação artística (2022 - 2024). Frequentei o primeiro ano do Mestrado em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2012) e licenciei-me em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2001 – 2006).
Quartas 11h-13h | Set-Mai/Jun | Teatro para Adultos +50 - Grupo Pó de Palco
Mariana Amaral
Nasci em Lisboa mas já vivi no Porto (onde tenho muita família), Londres, Nova York e Madrid.
Estudei em Nova York Teatro e fiz a Escola Superior de Teatro e Cinema - formação atores, em Lisboa terminado em Madrid (Erasmus).
Fui atriz durante uns tempos. Fui DJ de casamentos e festas. Desde 2005 que dou aulas a crianças e adultos. Adoro ensinar. Libertando -me vou libertando os outros e seguimos todos num caminho muito bom.
Gosto de estar rodeada de professores e colaboradores que admiro e que sentem , como eu, esta missão.
O Teatro é das disciplinas mais completas que conheço por isso é um grande privilégio poder passar estes conhecimentos a mais e mais pessoas. Tenho três filhos rapazes e adoro ser Mãe.
Adoro música, cinema e tudo o que fuja um pouco das rotinas ditas normais.
Por isso, é mais ou menos este "mood" que vão encontrar nas minhas aulas.
Quartas 19h-21h | Jan-Out | Teatro para Adultos - Do Passado para o Presente
Mariana Norton
Sou a Mariana, atriz, cantora, compositora e locutora desde 2000. Nos últimos anos tenho-me dedicado também à criação e à escrita.
Estudei Teatro Musical em Nova Iorque, Interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema, tenho a licenciatura em Música Jazz - Voz pela Escola Superior de Música de Lisboa, uma pós-graduação em Artes da Escrita pela Universidade Nova e, neste momento, estou a frequentar o mestrado em Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Acredito que as várias artes se entrecruzam e se ajudam e gosto de misturar um pouco de tudo o que aprendi e vou aprendendo nos meus processos criativos.
Nos workshops e masterclasses que dou, encontro uma enorme alegria em criar um espaço de confiança e liberdade, para trazer ao de cima a criatividade e o potencial dos alunos.
Procuro criar um ambiente descontraído e focado, tirando a tensão muitas vezes associada ao acto de cantar e à exposição perante os outros.
Acredito que somos todos capazes de criar, cantar e ser musicais e que, no ambiente propício, podem florescer e surgir as mais bonitas surpresas artísticas.
Quartas 18h45-20h15 | Set-Jan e Fev-Mai | Canto/Coro - Quem Canta seus Males Espanta
Quartas 20h30-22h | Set-Jan e Fev-Mai | Canto/Coro - Sai da Casca
Sandra Pereira
Tinha sete anos quando disse pela primeira vez que gostava de ser atriz. Apesar da forte convicção, acabei por seguir ciências e licenciei-me em enfermagem. A dada altura, li o discurso de um cientista vencedor de um prémio Nobel que dizia qualquer coisa como: "estou muito feliz por receber este prémio, mas o que eu gostava era de ter sido bailarino". Eu também não queria ser "uma óptima enfermeira que gostava de ser atriz". Fiz as provas de acesso à Escola Superior de Teatro e Cinema - Ramo de Atores e concluí a licenciatura.
Tive a oportunidade de trabalhar com o admirável Luís Miguel Cintra e com Bruno Bravo - Primeiros Sintomas. Integrei o elenco de espectáculos como: Ifigénia, Agamémnon e Electra, de Tiago Rodrigues; A Visita Escocesa, de Inês Barahona e Miguel Fragata (Formiga Atómica); O Impromptu de Versalhes, de Miguel Loureiro - nomeado para melhor espetáculo de teatro pelo Globo de Ouro. Desde 2015 colaboro no projeto Boca Aberta, também no Teatro Nacional D. Maria II, no qual fiz onze espectáculos encenados por Catarina Requeijo. Trabalhei com vários encenadores.
Gosto muito de dar aulas e de construir processos de trabalho ricos, tanto para os alunos como para mim. E isto, sim, não quero mudar nem por nada!
Segundas 19h-21h | Set-Mai/Jun | Teatro para Adultos - Entre Personas
Margarida Onofre
Desde que me lembro, o meu mundo é o das artes. Tirei Design e acumulei desde muito cedo vários cursos ligados ao desenho e à pintura mas a vida levou-me para outros lados. Trabalho em Marketing e Comunicação há 15 anos, tenho uma pós-graduação em Branding, Gestão de Imagem e Comunicação de Marca e formação avançada em Marketing Digital, entre outros.
Desde que fui mãe fui-me interessando cada vez mais pela Educação e voltei a dedicar-me às artes (que tinham ficado pelo caminho). O interesse pelo papel que a Arte tem no desenvolvimento pessoal e na saúde mental e emocional, cresceu. Tornei-me numa estudiosa destes temas e nos últimos anos somei vários cursos na área da Arte-Terapia e Pedagogia da Arte. Acredito que a Arte salva.
E o Teatro? Em 1995/96 tive uma uma participação no Clube de Teatro de Galesburg High School, onde fiz o AFS, no 12º ano. Nos bastidores, apoiei a produção do Musical Grease mas, foi com a Companhia da Chaminé que verdadeiramente descobri o Teatro e todo o seu potencial!
Conheci a Mariana em 2017. Ela procurava alguém para ajudar com figurinos e cenários e como eu estava a precisar de trazer mais Arte para a minha vida pus logo o dedo no ar. Uma coisa levou a outra, a nossa colaboração cresceu rapidamente e, desde então, dou algum apoio na comunicação da Companhia da Chaminé.
Em 2022 pus-me à prova, passei para o lado de dentro e juntei-me ao grupo de Teatro Musical, uma experiência no mínimo inesquecível!