Quem Somos/This is Us

FotoBio__0010_Alice Medeiros

Alice Medeiros

Nasci e cresci em Lisboa, com um pé no Algarve. Sou atriz e trabalho, regularmente, na área da Educação e do desenvolvimento de projetos artístico-sociais.

Integrei os elencos de diversos espetáculos de teatro, tais como, “O Fantasma da Ópera” (Culturgest), “O Cerejal” (Teatro S. Luiz), “Subitamente no Verão Passado” e “A Cacatua Verde” (Teatro Nacional D. Maria II), “Hamlet”, “Muito Barulho por Nada”, “Sonho de um Noite de Verão” e “Noite de Reis” (Teatro do Bairro), “Um Forte Cheiro a Maçã” (Teatro Amélia Rey Colaço), “A Farsa de Inês Pereira” (Teatro Eunice Munoz), “Ró-Ró, Passadas e Eu não”, (Teatro dos Primeiros Sintomas), Santa Joana dos Matadouros” (Teatro Municipal de Almada), “Felizmente há Luar!”, “Os Maias” e “Piscina sem água” (Teatro da Malaposta), entre outros.

Atualmente, coordeno o projeto “Laboratório de Teatro”, do Centro de Inovação da Mouraria, da Câmara Municipal de Lisboa e sou professora de Expressões Artísticas da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Desde 2017, faço parte da equipa artística de um projeto continuado, desenvolvido com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Sou formada pela ACT – Escola de Atores (2007 – 2020) e pela Escola Superior de Educação de Lisboa, no Mestrado de Educação artística (2022 - 2024). Frequentei o primeiro ano do Mestrado em Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2012) e licenciei-me em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2001 – 2006).

Quartas 11h-13h | Set-Mai/Jun | Teatro para Adultos +50 - Grupo Pó de Palco

FotoBio__0009_Diana Herzog

Diana Herzog

I was born in Rio de Janeiro, but at eleven, I moved with my family to Florida. Where I stayed until my junior year at the UF, where I studied conceptual photography at the Fine Arts College. At the time, I thought I wanted to direct films, but I did so many self portraits for my photo assignments, that I then realized I wanted to be in front of the cameras and not behind them. I went back to Brazil, where I fell in love with theater and found a place to call home, Teatro O Tablado, a very important acting school and theater group in Rio de Janeiro. There I began to work as an actress and as a teacher's assistant, which led me to understand that I was also a director and a writer. I still have an artistic group in Rio, called Yonis Magnificas, where I usually direct and write. I got my bachelor's degree in Drama Theory, where I also became a researcher. So basically, I love to teach, study, act, write, direct, but most of all, I like to play, which is what theater and acting is all about.

Tuesdays 6.30pm-8.30pm | Sep-Jan | Theatre for foreigners - To Play Or Not To Play

FotoBio__0007_Mariana Amaral

Mariana Amaral

Nasci em Lisboa mas já vivi no Porto (onde tenho muita família), Londres, Nova York e Madrid.

Estudei em Nova York Teatro e fiz a Escola Superior de Teatro e Cinema - formação atores, em Lisboa terminado em Madrid (Erasmus).

Fui atriz durante uns tempos. Fui DJ de casamentos e festas. Desde 2005 que dou aulas a crianças e adultos. Adoro ensinar. Libertando -me vou libertando os outros e seguimos todos num caminho muito bom.

Gosto de estar  rodeada de professores e colaboradores  que admiro e que sentem , como eu, esta missão.

O Teatro é das disciplinas mais completas que conheço por isso é um grande privilégio poder passar estes conhecimentos a mais e mais pessoas. Tenho três filhos rapazes e adoro ser Mãe.
Adoro música, cinema e tudo o que fuja um pouco das rotinas ditas normais.

Por isso, é mais ou menos este "mood" que vão encontrar nas minhas aulas.

Quartas 19h-21h | Jan-Out | Teatro para Adultos - Do Passado para o Presente

FotoBio__0004_Mariana Norton 3

Mariana Norton

Sou a Mariana, atriz, cantora, compositora e locutora desde 2000. Nos últimos anos tenho-me dedicado também à criação e à escrita.

Estudei Teatro Musical em Nova Iorque, Interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema, tenho a licenciatura em Música Jazz - Voz pela Escola Superior de Música de Lisboa, uma pós-graduação em Artes da Escrita pela Universidade Nova e, neste momento, estou a frequentar o mestrado em Literatura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Acredito que as várias artes se entrecruzam e se ajudam e gosto de misturar um pouco de tudo o que aprendi e vou aprendendo nos meus processos criativos.

Nos workshops e masterclasses que dou, encontro uma enorme alegria em criar um espaço de confiança e liberdade, para trazer ao de cima a criatividade e o potencial dos alunos.

Procuro criar um ambiente descontraído e focado, tirando a tensão muitas vezes associada ao acto de cantar e à exposição perante os outros.

Acredito que somos todos capazes de criar, cantar e ser musicais e que, no ambiente propício, podem florescer e surgir as mais bonitas surpresas artísticas.

Quartas 18h45-20h15 | Set-Jan e Fev-Mai | Canto/Coro - Quem Canta seus Males Espanta

Quartas 20h30-22h | Set-Jan e Fev-Mai | Canto/Coro - Sai da Casca

FotoBio__0003_Nina Morena

Nina Morena

I am a theater worm, as they say.
Ever since I can remember I am in the theater either backstage watching my mother perform or at a seat in the audience observing the actors explore and watching the rehearsal process unfold before my eyes.
The set, the costumes, the text and the theater magic always fascinated me.
Theater is my by far my biggest passion, what keeps me on track and also drives me mad.
It’s all part of the drama.

Tuesdays 6.30pm-8.30pm | Sep-Jan | Theatre for foreigners - To Play Or Not To Play

IMG_3216

Sabri Lucas

O meu nome é Sabri Lucas tenho 43 anos sou pai de três filhotes inacreditáveis…são tão afinados os três que parecem as crianças dos filmes de terror, mas num sentido positivo (risos) …e actor desde os 18.

Sou formado pela Escola Profissional de artes e Ofícios do Espectáculo e pela escola Superior de Teatro e Cinema.

Sempre procurei na vida uma forma de estar na qual me sentisse feliz e realizado…as minhas raízes vêm do Egipto terra onde nasceu o teatro( toda a gente pensa que foi na Grécia)…tenho no meu percurso profissional várias Peças de Teatro, Filmes, Novelas, Séries, Palestras sobre comunicação, aulas de Comunicação e na verdade isso é uma das coisas mais importante da nossa vida…A Comunicação…sem ela (a comunicação) tudo cai por terra, daí ser tão importante para as relações humanas, para jamais deixarmos de cuidar uns dos outros.

Vamos embarcar neste barco a ver onde nos leva.

Segundas 18h-20h | Set-Mai/Jun | Trend Teatral › Jovens com mais de 13 anos - Os Três Mosqueteiros

FotoBio__0001_Sandra Pereira 2

Sandra Pereira

Tinha sete anos quando disse pela primeira vez que gostava de ser atriz. Apesar da forte convicção, acabei por seguir ciências e licenciei-me em enfermagem. A dada altura, li o discurso de um cientista vencedor de um prémio Nobel que dizia qualquer coisa como: "estou muito feliz por receber este prémio, mas o que eu gostava era de ter sido bailarino". Eu também não queria ser "uma óptima enfermeira que gostava de ser atriz". Fiz as provas de acesso à Escola Superior de Teatro e Cinema - Ramo de Atores e concluí a licenciatura.

Tive a oportunidade de trabalhar com o admirável Luís Miguel Cintra e com Bruno Bravo - Primeiros Sintomas. Integrei o elenco de espectáculos como: Ifigénia, Agamémnon e Electra, de Tiago Rodrigues; A Visita Escocesa, de Inês Barahona e Miguel Fragata (Formiga Atómica); O Impromptu de Versalhes, de Miguel Loureiro - nomeado para melhor espetáculo de teatro pelo Globo de Ouro. Desde 2015 colaboro no projeto Boca Aberta, também no Teatro Nacional D. Maria II, no qual fiz onze espectáculos encenados por Catarina Requeijo. Trabalhei com vários encenadores.

Gosto muito de dar aulas e de construir processos de trabalho ricos, tanto para os alunos como para mim. E isto, sim, não quero mudar nem por nada!

Segundas 19h-21h | Set-Mai/Jun | Teatro para Adultos - Entre Personas

FotoBio__0008_GuerraDoSexo_Making_of-0125 – cópia

Thelma Coelho

Sou brasileira vivendo em Portugal pela segunda vez.

Arquiteta Urbanista e Designer de Interiores, por formação, atuei nessas áreas por mais de 20 anos. Apesar da minha carreira estar ligada às artes, sempre gostei mais das áreas de funcionalidade, coordenação e gestão dentro dos projetos.

Tenho uma ligação forte com a música que fortaleceu-se quando comecei a namorar meu marido, que na época era vocalista em uma banda  e fazia pequenas apresentações em bares e festivais. Era tão forte nosso amor pela música, principalmente o rock dos anos 80, que nossos dois únicos filhos se tornaram músicos e também formaram a própria banda na adolescência. Participei de várias apresentações deles ao longo de alguns anos, não só como mãe e fã, mas também como motorista e assessora de produção, sem saber o que o futuro me reservava. Quando a Mariana me falou o perfil do profissional que estava buscando pra trabalhar com ela, fiz um link entre a minha experiência profissional, o que vivenciei, e o que de alguma forma ainda vivencio, neste mundo dos espetáculos e perguntei-me: "Por quê não?"

Tenho espírito aventureiro e estava precisando de novos desafios depois de um período sabático. E cá estou nessa nova aventura, desafiando-me na gestão e produção administrativa da Companhia da Chaminé.

×