Quem Somos

mariana_amaral

Mariana Amaral

Há mais de 20 anos que dedico grande parte da minha vida ao teatro.
Estudei em Londres, Nova York, Madrid e em Lisboa na Escola Superior de Teatro e Cinema. Fundei a Companhia da Chaminé onde sou diretora criativa e professora/facilitadora.
Dou aulas a crianças desde 2005, em escolas, em centro culturais e no neste projeto.
Tenho três filhos, adoro ouvir música, já fui Dj em eventos. Adoro dançar, fiz formação em Ecstatic Dance. Adoro cantar, já fiz parte de um Coro Gospel. Viajar e estar aberta ao Mundo.
Gosto muito de me conhecer sempre mais e melhor para tirar mais partido de tudo.

Sandra Pereira

Sandra Pereira

Tinha sete anos quando disse pela primeira vez que gostava de ser atriz. Apesar da forte convicção, acabei por seguir ciências e licenciei-me em enfermagem. A dada altura, li o discurso de um cientista vencedor de um prémio Nobel que dizia qualquer coisa como: "estou muito feliz por receber este prémio, mas o que eu gostava era de ter sido bailarino". Eu também não queria ser "uma óptima enfermeira que gostava de ser atriz". Fiz as provas de acesso à Escola Superior de Teatro e Cinema - Ramo de Atores e concluí a licenciatura.

Tive a oportunidade de trabalhar com o admirável Luís Miguel Cintra e com Bruno Bravo - Primeiros Sintomas. Integrei o elenco de espectáculos como: Ifigénia, Agamémnon e Electra, de Tiago Rodrigues; A Visita Escocesa, de Inês Barahona e Miguel Fragata (Formiga Atómica); O Impromptu de Versalhes, de Miguel Loureiro - nomeado para melhor espetáculo de teatro pelo Globo de Ouro. Desde 2015 colaboro no projeto Boca Aberta, também no Teatro Nacional D. Maria II, no qual fiz onze espectáculos encenados por Catarina Requeijo. Trabalhei com vários encenadores.

Gosto muito de dar aulas e de construir processos de trabalho ricos, tanto para os alunos como para mim. E isto, sim, não quero mudar nem por nada!

Ana Brandão

Ana Brandão

Ana Brandão é actriz e cantora e nasceu em Lisboa. Tem 56 anos. Formou-se como actriz no curso do Instituto Franco Português. A mãe é a Gracinda e o pai era o Júlio. Tem três irmãos e duas sobrinhas e um sobrinho. Teve quatro animais. O peixe Bomba, o canário Filipe, o gato Beckett e o cão Tricky. E agora tem a Aurora, a gata. Teve muitos namorados. Fez muitas peças de teatro e muitos concertos e filmes. Casas e pessoas boas com quem trabalhou: Primeiros Sintomas, Tep, Mala Voadora, Sara de Castro, Tonan Quito, Nuno Cardoso, Carlos Bica, João Paulo Esteves da Silva, Real Combo Lisbonense, João César Monteiro, Raquel Freire, Margarida Gil, José Filipe Costa. Viajou muito a trabalhar: Bogotá, Querença, São Tomé e Príncipe, Rio de Janeiro, Sever do Vouga, Viena, Braga, Montreal, Sarajevo, Montalegre, Puerto Natales, Paredes de Coura, Puerto Mont, São Miguel, Maputo. Anda de bicicleta na sua cidade. Deseja que a paz chegue o quanto antes aos lugares em que não há liberdade e que as crianças durmam sem o barulho das bombas a cair. Tem muitas saudades do pai.

Cuca

Cuca M. Pires

Sou a Cuca, nasci em Macau, e talvez por vir do outro lado do mundo tenho comigo a urgência de percorrer o mundo todo.

Sou actriz, formada pela ACT - Escola de Actores (2012-2015), e trabalho em teatro, televisão, dobragens e audiolivros, dou aulas de teatro e voz falada e fiz assistência de encenação em vários projectos, o último,  Querido Evan Hansen, encenado pelo Rui Melo, no Teatro Maria Matos.

Gosto de escrever, gosto do mar (mas não do fundo do mar) e gosto do meu cão. Gosto muito dos meus sobrinhos.

Sei que é no teatro que sou feliz, e gosto de poder conhecer mais e mais pessoas e percorrer com elas este caminho.

281504259_983260602393116_7806411666038924939_n

Margarida Onofre

Desde que me lembro, o meu mundo é o das artes. Tirei Design e acumulei desde muito cedo vários cursos ligados ao desenho e à pintura mas a vida levou-me para outros lados. Trabalho em Marketing e Comunicação há 15 anos, tenho uma pós-graduação em Branding, Gestão de Imagem e Comunicação de Marca e formação avançada em Marketing Digital, entre outros.

Desde que fui mãe fui-me interessando cada vez mais pela Educação e voltei a dedicar-me às artes (que tinham ficado pelo caminho). O interesse pelo papel que a Arte tem no desenvolvimento pessoal e na saúde mental e emocional, cresceu. Tornei-me numa estudiosa destes temas e nos últimos anos somei vários cursos na área da Arte-Terapia e Pedagogia da Arte. Acredito que a Arte salva.

E o Teatro? Em 1995/96 tive uma uma participação no Clube de Teatro de Galesburg High School, onde fiz o AFS, no 12º ano. Nos bastidores, apoiei a produção do Musical Grease mas, foi com a Companhia da Chaminé que verdadeiramente descobri o Teatro e todo o seu potencial!

Conheci a Mariana em 2017. Ela procurava alguém para ajudar com figurinos e cenários e como eu estava a precisar de trazer mais Arte para a minha vida pus logo o dedo no ar. Uma coisa levou a outra, a nossa colaboração cresceu rapidamente e, desde então, dou algum apoio na comunicação da Companhia da Chaminé.

Em 2022 pus-me à prova, passei para o lado de dentro e juntei-me ao grupo de Teatro Musical, uma experiência no mínimo inesquecível!

×