Colaboradores

Tânia Cardoso

Tânia Cardoso nasceu em 1983, na cidade de Lisboa. Move-se entre o teatro, a música e a criação artística para todos os públicos. Gosta de cantar e contar histórias em português.

Mestre Teatro-Música, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Formação complementar em Voz, Teatro Vocal-Coreográfico e Mimo Corporal e Dramático (Espanha/Itália).

É co-fundadora do projecto A Monda Teatro-Música, colaborando regularmente com Serviços Educativos de museus e cine-teatros, na criação de espetáculos para a infância.

Nos últimos anos encenou os concertos teatrais “Kaô: Embalos do Mundo”, “No início… era um jardim!”, “Sou filha das ervas: cantigas para o coração” (CCB/ Fábrica das Artes) e as Histórias de Musear do Museu Calouste Gulbenkian “Enquanto canto e conto: Ombela e a origem das chuvas”, “Kamishibai das estações”, “O jardim de Babaí”, “Aquela nuvem e as outras - estória e baile”.

A cantar deixa-se levar nos projectos de música portuguesa Maria Monda e Canto Ondo.

Enquanto actriz integrou criações teatrais de Claudio Hochman, Vera Alvelos, Comédias do Minho, Teatro Infantil de Lisboa, Madalena Victorino e Teatro Animação de Setúbal.

Acredita que o teatro, a música e a educação são encontros possíveis de acontecer em todos os lugares, para todos os públicos.

Teatro para Crianças - Oficinas de Criação Teatro-Música - Segunda-feira 17h - 18h15

IMG_0784
mariana300_300

Mariana Amaral

Licenciada em “Formação de Actores” pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Como actriz trabalhou com os encenadores Jorge Fraga, Miguel Moreira, Claudio Hochman, Joaquim Benite, Sofia Cabrita e João Grosso.

Locutora de Voz para Publicidade de Rádio e Televisão.

Como formadora fundou a Bobbidi Boo- cursos de teatro para e com crianças onde encenou, “Pinóquio”, “Sonho Noite de Verão”, “Pluft o Fantasminha” e “Alice”.

No Artlier formou dois grupos de teatro para Adultos apresentando os espectáculos “Partilha”, “Ligações Perigosas”, “Ratoeira”, “Vedetas”, entre outros.

Recentemente lança o seu projeto Companhia da Chaminé onde encena vários espetáculos para crianças e adultos entre eles: Scrooge, Ulisses, Cenas de Harry Potter, Maluquinha de Arroios, Querido foste maravilhoso, Síndromes, entre muitos outros.

Grupo Contra Regra - Segunda-feira 19h - 21h
Teatro para Adultos em Cascais - Terça-feira 11h - 13h

Sandra Pereira

É licenciada em Teatro – Ramo de Atores - pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Tem colaborado em vários espetáculos produzidos ou coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II, dos quais destaca: Boca Aberta, de Catarina Requeijo (projeto no qual colabora desde 2015); Teatro, de Pascal Rambert; Ifigénia, Agamémnon e Electra, de Tiago Rodrigues; O Impromptu de Versalhes, de Miguel Loureiro e A Visita Escocesa, de Inês Barahona e Miguel Fragata.

Colaborou ainda, com Mariana Fonseca (Apatia), Luís Lobão (Lisístrata), Cláudia Gaiolas (Violeta Parra), João de Brito e Manuela Pedroso (Carripana), Luís Moreira (Muito Barulho por Nada, Sonho de uma Noite de Verão e Noite de Reis ou Como Lhe Queiram Chamar), Alex Cassal e Felipe Rocha (Tornados), Bruno Bravo (Cyrano de Bergerac; Absurdidades e O Retrato de Dorian Gray) e Luís Miguel Cintra (Ilusão).

Em televisão, destaca a participação na novela portuguesa Valor da Vida (2018) e na série alemã Der Lissabon-krimi (2018).

É professora de interpretação e formadora.

Teatro Crianças 7 aos 10 - Terça-feira 17h30 - 19h

Sandra Pereira
Claudio-Hochman

Claudio Hochman

Claudio Hochman nasceu em Buenos Aires mas vive em Lisboa.

É encenador mas também escreve livros e dá aulas de teatro.

Tem uma página web onde se pode ver seu trabalho: www.claudiohochman.com

Na Companhia da Chaminé já encenou o nosso grupo Teatro Amador: "Pai Tirano, a peça da peça da peça"  e “Ser ou não ser Shakespeare”. Foram os dois um verdadeiro êxito!

Teatro Musical - Terça-feira 19h - 22h

Sara César

Sara é uma cantora e actriz Portuguesa, nascida em Almada.

Estudou na escola “O Piano”, onde concluiu o curso geral de piano, foi aluna da Escola de Música do Conservatório Nacional, onde concluiu o curso de Canto, e da escola Primeiro Acto, onde posteriormente frequentou o curso de Teatro Musical.

Membro do coro Musaico, cantou como Contralto, participando em competições corais dentro e fora de Portugal, e pisou inúmeros e conceituados palcos nacionais.

Trabalhou como reforço no Coro do Teatro Nacional de São Carlos com o qual participou em várias óperas e concertos.

Participou em Laboratórios de Criação Teatral com Claudio Hochman e Sofia Ângelo.

Para além dos projectos em que trabalha como cantora e actriz, é professora de expressão musical na equipa Flauta Mágica.

Teatro Musical - Terça-feira 19h - 22h

Sara César 4b
Maria João Miguel

Maria João Miguel

Nasce a 21 de outubro de 1977. Desde cedo decide seguir teatro e rapidamente toma as rédeas da encenação e da formação de atores. Formou-se em 1998 pela Escola Superior de Teatro e Cinema e em 2010 termina o primeiro Mestrado em Encenação promovido pela mesma instituição de ensino.

Tem dirigido vários espetáculos de companhias profissionais e dado formação a todas as faixas etárias, dentro e fora do país. Desde 1998 que é Professora de Teatro no Ensino Público e Privado, tendo trabalhado com o Ensino Profissional, Regular e Especial.

É colaboradora da Companhia da Chaminé desde o ano passado. Está a preparar o espetáculo “Vamos falar de mentiras” de Alfonso Paso a estrear em Novembro. 

Teatro Crianças - Quarta-feira 15h30 - 17h30
Grupo Pó de Palco - Quarta-feira 11h - 13h

Carolina Parreira

Carolina Parreira é atriz, criadora e professora de teatro.

Estreou-se em 2011 na Companhia A Bruxa Teatro.

É criadora do espetáculo Papéis há muitos (2017) e de números de clown.

É colaboradora da companhia A Barraca desde 2012 tendo trabalhado com Maria do Céu Guerra, Hélder Costa e Rita Lello.

É colaboradora da Companhia do Teatro Bocage desde 2017 e dá formação de Movimento e Drama ao Ensino Básico.

Fez parte do coletivo A Curta, a Comprida e a do Meio (2013).

É licenciada em Teatro pela Universidade de Évora (2011) e completou o curso de Formação de Atores em 2015/16 e o curso de Teatro Físico em 2016/2017 na Escola de Atores Evoé.

Frequentou o curso de Drama na Manchester Metropolitan University através do Programa Erasmus (2011).

Fez workshops na área de teatro com Claudio Hochman, Norman Taylor, Nuno Pino Custódio, Cia Phillipe Genty, Lume Teatro, Thomas Richard e Polina Klimovitskaya.

Tem formação em Canto, Dobragens e Escrita de comédia.

É fluente em Inglês e estudante da língua francesa.

Na área da animação tem formação e experiência em Animação de Campos de Férias e em Pinturas Faciais.

Na televisão participou na série Bem vindos a Beirais T3E112 (2014) e em Clarabóia (RTP/A Barraca, em produção).

Na Companhia da Chaminé já encenou as “Bruxas” de Roald Dahl e “Cenas de Harry Potter”.

Teatro para Crianças - Quarta-feira 17h30-19h

carolina300_300
Alice Medeiros

Alice Medeiros

Alice Medeiros é formada como actriz pela ACT – Escola de Actores. Frequentou o primeiro ano do Mestrado Estudos de Teatro, na Faculdade de Letras de Lisboa. É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Desde 2015, é professora de Expressão Dramática de jovens com Trissomia 21, em colaboração com a Associação de Pais com Filhos com Trissomia 21 (“Pais 21”), tendo feito o acompanhamento anual dos jovens até à fundação da Companhia de Teatro “21 em Cena”, em 2018.

Desde 2017 integra o projeto artístico coordenado por Ana Lázaro, desenvolvido com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, como responsável pelas Oficinas de Expressão Dramática, onde tem acompanhado a integração social de jovens de vários equipamentos da SCML, em diferentes pontos geográficos da grande Lisboa.

É professora de Expressão Dramática, no Lycée Français Charles Lepierre (Liceu Francês em Lisboa), desde 2011, e lecionou os workshops de Teatro para Crianças e Teatro para Jovens, na Act – Escola de Actores de 2012 a 2019.

Teatro Adolescentes - Quarta-feira 19h - 21h

Leonor Alcácer

Curso Formação Atores em 1983, na Comuna Teatro de pesquisa, licenciada em estudos artísticos, artes do espetáculo pela FLUL.

Como encenadora estreou “Serões de Mar”, “Celebração” e mais recentemente “Reservado” no Teatro Trindade e Fábrica Braço de Prata.

Como atriz trabalhou em encenações de António Feio, Adriano Luz, Fernando Gomes, entre outros. Na televisão participou nas séries e novelas “Médico de Família”, “Espírito da Lei”, “Batanetes”, “Laços de Sangue” , “Única Múlher” entre outros.

Na nossa Companhia da Chaminé já encenou “Quem matou o Paizinho” e vai estrear em breve um espetáculo "Vamos fazer uma Comédia?".

Grupo Teatro Comédia - Quinta-feira 19h - 21h

leonor Alcacer
Filipa Leão

Filipa Leão

Filipa Leão (1978), licenciou-se em Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema em 2007.

Participou na curta metragem “Corações Plásticos” de Sérgio Brás D´Almeida e na longa metragem “Daqui para a frente” de Catarina Ruivo.

Foi intérprete em “Ensaio sobre Hamlet-Machine”, “As Três Irmãs” e “Ensaio Amargo sobre Petra Von Kant”.

Participou nas séries “Conta-me como foi”, 4ªa temporada e “Maternidade”, da RTP.

Co-criadora e actriz nos espectáculos “Ensaio Paralelo”, “Equação”, “There´s an elephant in the room” e “Anónimo” do Coletivo SophieMarie, do qual também é uma das fundadoras.

O seu método de trabalho foca-se primariamente na experimentação e na criação performática relacionada com o quotidiano tendo como base a experiência pessoal do EU.

Na Companhia da Chaminé já encenou “Vamos falar de Shakespeare” e estreou, em 2021, "O Banquete" com encenação e texto da sua autoria.

Teatro para Adultos - Sexta-feira 11h - 13h

Margarida Onofre

Formada em Design pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa em 2003 e com uma pós-graduação em Branding, Gestão de Imagem e Comunicação de Marca, trabalha há 12 anos nesta área.

Em 1995/96 teve uma uma participação no Clube de Teatro de Galesburg High School, onde fez o 12º ano. Sempre nos bastidores, apoiou a produção do musical Grease.

Desde que se lembra, o seu mundo é o das artes. Adora tudo o que tenha a ver com criatividade, trabalhar em ambientes fervilhantes e, em particular, com crianças.

É a responsável pela comunicação da Companhia da Chaminé.

margaridao300_300